Sem querer querendo, Matt Booty pode ter revelado o motivo para o fechamento da Tango Gameworks, estúdio de Hi-Fi Rush que fez parte dos cortes realizados recentemente pela Microsoft. O chefe do Xbox Game Studios disse, em entrevista à Variety, que não se aprofundaria no assunto... mas acabou se aprofundando.

"Não vou entrar nos detalhes minuciosos que impactaram na decisão, majoritariamente por respeito às pessoas de lá. Houve muito trabalho em entregar Hi-Fi Rush, que foi um grande jogo e que teve boa performance para nós", disse Booty, logo antes de entrar em detalhes minuciosos.

"Acho que a coisa a ser considerada é que, para nós, é uma situção tanto de olhar para o futuro quanto para o passado de um determinado jogo. Há várias coisas que impactam no sucesso de um game. Que liderança você tem? Qual liderança criativa você tem? O time ainda é o mesmo que entregou um produto de sucesso anteriormente?", complementou Booty.

Booty disse que é necessário observar esses aspectos e determinar se a empresa ainda está bem posicionada para o sucesso no futuro, o que conversa diretamente com a saída de Shinji Mikami, lendário produtor da Capcom e fundador da Tango.

LEIA MAIS

Mikami foi produtor executivo de Hi-Fi Rush, mas deixou a Tango em 2023 — e ainda chegou a afirmar que já queria sair há anos, devido a conflitos com projetos pessoais. Ligando um ponto a outro, é fácil entender que Booty está apontando para a saída de Mikami como um ponto chave para o fechamento do estúdio.

A situação não deixa de ser esquisita. Após fechar a Tango, o próprio Booty já disse que queria que os estúdios da Microsoft focassem em jogos menores e que garantissem prêmios. Hi-Fi Rush, vale lembrar, é um game de ritmo com campanha de aproximadamente 11 horas, que venceu quatro categorias no The Game Awards 2023.