A sensação praticamente unânime do público com relação a Assassin’s Creed Shadows é de ansiedade: o game parece ser uma nova entrada competente para a franquia, levantando, em várias pessoas, a máxima de que fazia muito tempo desde que não se empolgava tanto para um jogo da série. A gameplay exclusiva que acompanhamos, a portas fechadas, no Summer Game Fest 2024 definitivamente endossa esse sentimento, mostrando um pouco mais da variedade que o título irá oferecer.

A apresentação foi dividida em duas partes. A primeira teve um desenvolvedor explicando alguns dos novos recursos trazidos pelo jogo, como o sistema de estações do ano, que dará ainda mais dinamicidade ao mapa, ou a utilização das sombras para que Naoe tenha ainda mais possibilidades de furtividade.

Houve também, uma pequena contextualização histórica, explicando que o enredo é ambientado no período Azuchi Momoyama, fim do século XVI, quando o daimiô Oda Nobunaga conseguiu conquistar muito território por meio de negociações com portugueses. Também é o período de ouro para as grandes construções japonesas, agregando ao visual do mundo aberto.

Partindo para o gameplay, vimos as mesmas sequências que foram mostradas no Ubisoft Forward: uma com Yasuke e outra com Naoe — dessa vez jogadas em tempo real, deixando o combate menos “ensaiado”. Em seguida, a mesma missão que Naoe cumpriu na transmissão do Forward foi refeita duas vezes; uma com Yasuke, e outra novamente com Naoe, mas focando no combate corpo-a-corpo da shinobi.

Imagem de divulgação de Assassin's Creed Shadows
Divulgação/Ubisoft

Os novos trechos reforçam ainda mais a variação que Shadows deve trazer para o gameplay. Já era sabido, desde o anúncio, que Yasuke seria mais porradeiro e Naoe focaria no stealth, mas a ninja parece ter um combate bem divertido, com movimentos rápidos e bastante plasticidade, ainda que o dano causado não seja tão grande assim.

Durante minha sessão, um dos golpes especiais de Naoe chegou a gerar uma reação intensa da plateia, que torcia como se estivesse acompanhando um esporte. Em algo que parecia um “bullet time”, a ninja desacelerava o tempo ao redor e desferia vários golpes rápidos em um inimigo — novamente, o dano não era imenso, mas os visuais compensam.

Quanto a Yasuke, a nova missão só endossam o quão poderoso será o samurai. Entrando pela porta da frente em um quartel repleto de inimigos, o personagem não passa perto de ficar intimidado pelo número de adversários, e consegue lidar com todos eles sem precisar de muito esforço. Usando tanto um porrete quanto uma katana, ele elimina adversários com muita brutalidade, e o fator gore chega a impressionar.

Imagem de divulgação de Assassin's Creed Shadows
Divulgação/Ubisoft

Outro ponto que foi possível observar no gameplay é a parte climática. Não observamos as diferentes estações do ano, mas vimos como as condições do tempo afetam em uma mesma missão. Os desenvolvedores reforçaram que as sombras causadas pela Lua podem ser usadas para Naoe se manter furtiva; ainda com a personagem, vimos uma tempestade se aproximar, e o vento causado por ela tinha efeitos impressionantes em suas roupas e cabelos.

LEIA MAIS

Assassin’s Creed Shadows ainda leva alguns meses para chegar, mas os primeiros passos mostrados já são muito promissores. Resta conhecermos um pouco mais sobre seu mundo aberto e como ele funcionará — algo que, curiosamente, também está faltando para Star Wars Outlaws — mas os fãs já têm muito a comemorar antes do lançamento em 15 de novembro.