Astro's Playroom ainda é um dos melhores jogos publicados pela própria Sony para o PlayStation 5, quase quatro anos após o lançamento do console. Mas o tamanho do jogo que vem instalado no aparelho escancarava seu propósito: ser uma demonstração das capacidades do PS5 e, sobretudo, do controle DualSense.

O recém anunciado Astro Bot traz a esses conceitos uma necessária dose extra de conteúdo que, logo de cara, devolve seu antecessor ao patamar de demo do qual ele nunca teve a pretensão de sair, mas acabou saindo por conta de sua qualidade e capacidade de demonstrar o que o PS5 tem de novo.

Essa é a principal impressão deixada por uma build de testes do game a qual The Enemy teve acesso em um teste a convite da PlayStation, na qual jogamos cinco níveis, incluindo uma batalha de chefe e duas fases 'secretas', que oferecem desafios mais elevados de plataforma.

Muito embora essa amostra seja pequena, até mesmo em relação ao que já aparece em Astro's Playroom, a principal constatação do tamanho do jogo se dá pelo mapa-mundi, que estava disponível na build mesmo sem que todas as fases pudessem ser acessadas.

Ali, era possível ver que o jogo conta com mais de seis galáxias, cada com uma série de níveis diferentes. No total, a Sony promete mais de 80 fases para o jogo, e conteúdo extra via DLC.

Astro Bot Jogamos Preview PS5

 

 
Divulgação/PlayStation

Na parte de gameplay, Astro Bot não traz tantas diferenças em relação ao seu antecessor. Os comandos permanecem os mesmos, assim como a resposta tátil do DualSense aos tipos de superfície pelos quais o robôzinho passa.

Astro Bot parece continuar como um jogo que não vai te desafiar tanto, exceto nas fases secretas que pude testar na build. Eram níveis curtos, mas muito focados em saltos mais precisos e perigos entre plataformas mais punitivos, como obstáculos velozes que eliminam o personagem ao primeiro toque.

Outro aspecto que ajuda a aumentar a dificuldade desse nível é a ausência de checkpoints - se você perder, precisa voltar para o começo. Sendo assim, as fases acabam se tornando exercícios de memória muscular, e mostram que o Team Asobi quer atingir um público ainda mais específico com esse jogo.

Para finalizar, o jogo retém o mesmo propósito de seu antecessor quando se trata de fazer referências a marcas da casa. Entretanto, o jogo parece menos interessado em homenagear o legado técnico do PlayStation, com seus consoles e acessórios, e mais focado em seu legado cultural, referenciando personagens que fizeram história na plataforma.

Astro Bot Ps5 Kratos

 

 
Divulgação/PlayStation

Astro Bot tem vários colecionáveis, mas os principais são robôs que você resgata ao longo das fases. Alguns são versões de protagonistas de outros jogos, como Ratchet e Rivet, Kratos e Atreus (que, inclusive, parecem ter uma fase temática no jogo), ou até mesmo figuras antigas, como PaRappa the Rapper.

Astro Bot chega em 6 de setembro.