Reacendendo a já velha discussão mais uma vez, Hidetaka Miyazaki – presidente da FromSoftware e diretor de Dark Souls, Bloodborne e Elden Ring – declarou que diminuir a dificuldade desses jogos é possível, na teoria, mas que na prática "quebraria o jogo" e até afetaria o seu sucesso com o público e crítica.

"Se nós quiséssemos mesmo que o mundo inteiro jogasse o jogo, poderíamos simplesmente diminuir a dificuldade mais e mais. Mas essa não era a abordagem correta", disse em entrevista para o jornal britânico The Guardian. "Se tivéssemos feito isso, não acho que o jogo faria o que fez, porque a sensação de conquista que os jogadores têm ao superar essas barreiras é uma parte tão fundamental da experiência. Diminuir a dificuldade removeria esse júbilo do jogo – que, aos meus olhos, quebraria o jogo em si."

Como a matéria do The Guardian indica, isso também reflete na própria perspectiva de Miyazaki, que vê o mundo como um lugar inóspito – e, por isso mesmo, ao conseguir superar um desafio sozinho (ou com ajuda de um companheiro) e acessar uma área nova, a sensação de conquista é ainda mais poderosa.

"[...] Eu sempre senti que o mundo é um lugar bem difícil. Eu sempre vivi minha vida com essa visão de mundo, esses valores. Por isso, esta ideia de ser jogado em um lugar selvagem e plantar as sementes do crescimento é algo que, para mim, é quase universal. Talvez mais pessoas estão descobrindo isso agora."

LEIA MAIS

É importante notar que, apesar de querer sempre manter o desafio, Miyazaki também busca formas de tornar respostas para esses desafios de um jeito acessível para o jogador.

Por exemplo: Shadow of the Erdtree, o DLC de Elden Ring lançado nesta sexta (21), conta com um nível de progressão diferente, em que encontrar itens conhecidos como "Fragmentos da Umbrárvore" aumentam o ataque e defesa do jogador permanentemente.

Esses fragmentos podem ser encontrados tanto ao derrotar inimigos poderosos quanto também ao explorar o mundo.

Elden Ring (e Shadow of the Erdtree) está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox On e Xbox Series.