
Divulgação/Square
Square Enix recua em afirmações sobre uso de IA
CEO já havia mostrado entusiasmo com tecnologia, mas agora enxerga riscos
A Square Enix mudou o tom de seu posicionamento sobre o uso de inteligência artificial (IA) nos games. Conforme dito em reunião com investidores, o CEO Takashi Kiryu acredita que há um "tremendo potencial" na tecnologia, mas que também há vários riscos envolvidos. Anteriormente, o próprio Kiryu havia falado de IA de forma bem mais entusiasmada.
"IA tem um tremendo potencial, mas há muitos riscos envolvidos. Introduzimos um fluxo onde ferramentas ligadas a IA só são usadas internamente após serem devidamente examinadas", disse Kiryu (via Automaton).
A declaração marca uma mudança de postura do CEO, que declarou ainda em 2024 que a Square iria adotar ferramentas de inteligência artificial de maneira "agressiva": "IA generativa tem potencial não só de remodelar o que criamos, mas de também de mudar fundamentalmente os processos de criação, incluindo programação", afirmou em uma mensagem celebrando o Ano Novo.
LEIA MAIS
- EA Sports FC 25 terá mudanças impactantes com uso de IA, diz site
- EA diz que seus desenvolvedores querem usar IA para fazer jogos
- Sindicato de atores pode fazer greve por uso de IA em games
As questões sobre IA vão, aos poucos, ganhando tração na indústria dos games, e a Square não é a primeira a se posicionar. A EA já falou sobre o assunto, e afirmou que o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de jogos como EA Sports FC seria uma forma de melhorar a monetização do game.