VALORANT Challengers Brazil (VCB) 2024 já determinou o período no qual terá início e, inclusive, com mudanças importantes. De acordo com documento no qual o The Enemy teve acesso, o torneio brasileiro de VALORANT começará entre os meses de janeiro e fevereiro do ano que vem (a data ainda será definida no futuro) e passará a ter duração anual, com início no último trimestre de cada ano.

Para acomodar este calendário, a Riot Games optou por reduzir a duração da OFF//SEASON. Antes do início do VCB, inclusive, haverá qualificatória aberta — que também terá a data definida em breve, mas deve acontecer em novembro (assim como em 2022).

Ainda no documento obtido por esta reportagem, a Riot informa que as oito equipes com vagas garantidas no torneio (The Union, Vivo Keyd Stars, 00Nation, TBK Lusa, ODDIK, LibertyRED Canids e MIXX) podem fazer alterações ilimitadas nos elencos da próxima temporada.

Todas elas, no entanto, precisam confirmar para a Riot a participação no torneio até às 14h (de Brasília) do dia 1º de setembro de 2023 ou então transferir o direito de uso da vaga. Caso o time opte por não competir ou não responda dentro do prazo, ele perderá a vaga e, então, entrará em vigor as seguintes duas possibilidades:

  1. Se uma equipe perder sua vaga, a lista de atletas (jogadores e treinadores) pode solicitar a manutenção da vaga para competir na temporada de 2024 com a possibilidade de encontrar uma nova organização patrocinadora. Essa lista de atletas terá que manter um número específico de atletas da temporada anterior (2023) — este número específico de atletas será informado em breve. Caso uma ou mais equipes optem por não competir ou não respondam dentro do prazo estipulado, a Riot entrará em contato com a lista de atletas da equipe pelo período de dez dias para que eles possam solicitar a manutenção da vaga. Caso os atletas optem por não solicitar a manutenção da vaga ou não respondam no prazo indicado, eles perderão a vaga.

  2. Se a vaga não for usada, ela será adicionada às vagas disponíveis da qualificatória aberta para a temporada de 2024.

valorant challengers 2023 vct vcb 2024 fps riot games
Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Como informado pelo leaker Noyn e confirmado pelo The Enemy, o VCB será realizado de forma online, com playoffs presenciais e 12 times (quatro vagas no qualificatório aberto) na disputa por três etapas.

Até o momento, The Union, ODDIK e TropiCaos deixaram a modalidade, enquanto Liberty, Vivo Keyd Stars, TBK Lusa e 00Nation pausaram os investimentos. Já a RED Canids ainda não anunciou seu futuro, mas colocou gtn e deNaro no banco de reservas.

Procurada anteriormente pelo The Enemy para um posicionamento sobre as mudanças da próxima temporada, a Riot Games afirmou que, como ainda não publicou nada oficial, não há nenhum comentário ou posicionamento. A empresa ainda reiterou que irá divulgar informações sobre 2024 em breve.

LEIA MAIS

Vale contextualizar que a Riot, por meio do seu head de esports do jogo, Leo Faria, afirmou que o ecossistema dos torneios regionais (VCB é um deles) será revisto para 2024. Ele, inclusive, disse que a atualização completa sobre o futuro e as mudanças no tier 2 será feita no fim de agosto deste ano.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!