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Rio2C 2023 Dia 4: Ídolos do universo gamer, eventos e conexões

Saiba o que rolou nas discussões sobre fanbase, comunidade, conexões com a geração Z e mais

Por Coelho no Japão 17.04.2023 20H30

Entre os últimos dias 11 e 16 de abril, o Rio de Janeiro se tornou um centro de discussões sobre inovação com o início do Rio2C 2023, o maior encontro de criatividade da América Latina.

Os participantes tiveram a oportunidade de conferir painéis que abordaram temas variados das indústrias criativas brasileiras, além de experiências em Inteligência Artificial, games e educação.

Com uma programação diversificada, o evento reuniu experts em tecnologias como Metaverso, Realidade Virtual e blockchain, além de grandes nomes do universo dos games, como Coringa, Cherrygumms, NinexT, Bertrand Chaverot, da Ubisoft, entre outros.

Confira abaixo os principais destaques do quarto dia do evento.

A importância dos ídolos no universo gamer e a construção de comunidades

Rodrigo Coelho

No painel "Game+Ídolos – Revelando e celebrando influenciadores de milhares" do Rio2C, os palestrantes discutiram o papel dos ídolos na construção de fanbase e senso de comunidade, além de abordarem a responsabilidade desses influenciadores, que impactam a vida de milhares de fãs.

Chandy Teixeira, jornalista com passagem na TV Globo, iniciou o painel com a pergunta: Como nasce um ídolo, e quais características ele deve ter?

De acordo com Rodrigo Terron, CEO da Rocketseat, os ídolos do universo gamer são autênticos e constroem sua fanbase através da interação constante com os seguidores. Ele ressalta a importância da autenticidade e da habilidade desses influenciadores em engajar a comunidade.

Sobre como as marcas se conectam com esses ídolos, Renata Bertolossi, Gerente de Experiências e Conteúdo na Oi, destacou: "A marca parte de um alinhamento de propósitos, de forma que possamos dar liberdade para esse influenciador. O influenciador que deixa seu propósito claro, deixa fácil para a marca saber com quem se comunicar".

Entre criação de conteúdo, comunidades e marcas, há outro elemento importante: as premiações. 

Gustavo Freudenfeld, Diretor Executivo do Player 1 Gaming Group e cofundador do Prêmio eSports Brasil, descreve as premiações como celebrações  da indústria – um momento para reconhecer os talentos emergentes no mercado. Ele também ressalta a importância do prêmio em aumentar a visibilidade dos influenciadores e ajudá-los a alcançar um público mais amplo.

O painel foi concluído com uma discussão sobre o futuro dos ídolos no universo gamer e a prospecção para o mercado. Os patrocínios devem se tornar cada vez mais protagonistas, com marcas endêmicas e não-endêmicas investindo no segmento. 

Para Rodrigo Terron, o influenciador do futuro será aquele que conseguir se reinventar e ouvir sua comunidade. Ele acredita que todos têm o potencial de se tornar um influenciador, e o diferencial será a autenticidade e a capacidade de se conectar com o público.

A diversidade também foi abordada no painel, com Renata Bertolossi enfatizando a importância de promover mudanças junto com os números e construir algo sustentável a longo prazo. É necessário garantir oportunidades para influenciadores menores e promover a inclusão no mercado.

Games, Eventos e Conexões na Era da Cultura Globalizada

Rodrigo Coelho

A indústria dos games se consolidou como plataforma completa de diversas atividades e ícones da cultura global, sendo indispensável para a conexão com a geração Z. No painel "Cultura Globalizada e Função Estratégica", mediado por Mari Ayrez, os palestrantes Coringa e Beto Fabri discutiram a importância dos games para o mercado e para o público.

Coringa relembrou sua trajetória de crescimento como criador de conteúdo, desde os tempos de Free Fire até o sucesso no GTA RP.

"Quando fui chamado pelo Bruno PlayHard, não sabia nada sobre esse mundo, só sabia jogar”, lembra o influenciador. “Quando fui criando minha comunidade e entendi como funciona esse meio, as marcas e o público, percebi que poderíamos dar passos muito maiores do que a gente imaginava".

Mari Ayrez questionou como as marcas podem se aproximar desse mundo sem parecer falso e de uma forma que se aproxime do entretenimento.

Para Coringa, marcas que desejam se aproximar do público gamer devem fazê-lo de maneira autêntica e integrada ao universo dos jogos. 

Como exemplo, o influenciador mencionou sua colaboração com marcas como Johnny Walker no universo do GTA RP: "Incluímos esses produtos de forma divertida para fazer parte daquele mundo. O intuito é que o público achasse divertido e percebesse que a marca está dando uma força também para aquele entretenimento continuar existindo".

Beto Fabri acrescenta que os criadores de conteúdo, como Coringa, entendem as histórias e narrativas que sua comunidade gosta. Ele destaca a importância de ter personalidade, autonomia e estar disposto a experimentar para se manter atualizado e relevante.

Reprodução: LOUD

Ainda sobre parcerias e mapeamento de influenciadores, Beto destacou a importância das métricas e dos valores compartilhados: "No Omelete, tentamos buscar sempre uma tríade de pessoas que estão fazendo a diferença dentro do nosso nicho – pessoas que têm os nossos valores, pois não tem como criar uma relação de longo prazo com alguém que não tem os seus valores".

Mari Ayrez abordou o tema da inovação no conteúdo visto que, em um mundo onde a quantidade de informação e entretenimento disponível é imensa, ela levantou manter o interesse e hype do público de maneira abrangente é um desafio.

Beto Fabri afirmou que a tendência é “ter personalidade, autonomia, e não querer acertar tudo”, já que “tem coisas que vão dar certo e outras não – experimentar e ser autêntico ouvindo sua comunidade é a chave para se manter atual.". 

Coringa respondeu que é importante se atualizar e testar coisas diferentes enquanto estiver em alta, e concordou com Beto sobre a importância de se arriscar e descobrir o interesse do público ao longo do tempo.

"É bom se arriscar, pois assim você vai descobrindo o interesse do seu público e conseguindo migrá-los pouco a pouco para o próximo momento de hype", disse o influenciador.

No painel, também foram discutidas as mudanças que ocorreram durante a pandemia, como o aumento da importância do entretenimento digital e os desafios enfrentados pelos eventos no retorno ao presencial. 

Para Beto, o desafio na volta ao presencial é manter tanto a audiência online – que cresceu na pandemia –, quanto a presencial. É necessário criar conteúdo, gerar presença nas redes sociais com novidades e trazer motivos para as pessoas compartilharem, além de eternizar os momentos que aconteceram durante o evento.

Reprodução: Player1 Gaming Group

Já Coringa comentou sobre seu projeto Baguncinha, cujo sucesso foi motivo de insegurança. O influenciador conta que, em um primeiro momento, viu a iniciativa como um risco, mas logo pensou que poderia ser uma experiência interessante para que quem acompanhava o GTA RP.

O Baguncinha se transformou em um evento ao vivo com a impressionante presença de mais de 3 mil espectadores in loco e 1 milhão de espectadores únicos via internet.

"Vieram pessoas de todo o Brasil para ter a experiência do Baguncinha. A gente tinha uma responsabilidade muito grande de agradar todo mundo. Ver os números na Internet é legal, mas ver a galera junta foi um sonho realizado", relembra Coringa.

Ainda em relação à organização de grandes eventos pós-pandemia, Beto Fabri comentou como a CCXP abrange diversos nichos que se enquadram no conceito mais amplo da "Geek Economy". Segundo ele, o que define o público geek é o modo de consumo, em vez do conteúdo em si. 

De acordo com executivo, a CCXP se esforça para incluir várias áreas de interesse – desde quadrinhos, filmes, séries e animes até jogos eletrônicos –, abarcando uma ampla gama de gostos e preferências. 

Esta abordagem ajudou o evento a manter sua relevância online durante a pandemia e no retorno físico, demonstra como a CCXP busca atender às necessidades de um público diversificado e apaixonado de forma a reforçar a relevância da "Geek Economy" no cenário atual do entretenimento.

Por fim, Coringa revela que no planeja investir mais em seu lado empresário para ajudar a carreira de outros criadores de conteúdo. Quando fizer isso, o influenciador deve diminuir sua presença online e quantidade de horas em lives. 

Coringa ainda enfatiza que a principal forma de conteúdo que cria é na Twitch, mas que existem outras formas de distribuir esse conteúdo, como os cortes e os vídeos no YouTube. Para ele, o segredo é se organizar e se planejar para aproveitar ao máximo cada momento e oportunidade.

Rio2C

O quarto dia da Rio2C 2023 contou com dezenas de outros painéis, incluindo “Game+Bussiness Models –  A Evolução dos modelos de negócios das publishers”, em que Bertrand Chaverot, da Ubisoft, e Marcio Melani, da Garena, traçaram uma perspectiva de futuro.

O evento aconteceu até dia 16 de abril, e você pode acompanhar tudo o que rolou na Rio2C 2023 aqui no The Enemy.


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