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Review: Lies of P é um triunfo maculado pelo apego a Bloodborne

Caso se livre das amarras, Neowiz possui um futuro brilhante à frente.

Por Helena Nogueira 17.10.2023 10H00

Há algo muito especial em Lies of P. Ao fim das mais de 50 horas de conteúdo, o RPG oferece o suficiente para, em um ano tão abarrotado, garantir-se como uma das melhores experiências de 2023. O título só não desponta entre os primeiros da lista pois, tal qual marionete, está atado a Bloodborne

Regido por uma lista de obrigatoriedades, o game da Neowiz é limitado pelas “homenagens” que se força a cumprir. Mas, caso se livre das amarras da marionete, o estúdio coreano possui um futuro brilhante à frente. 

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"Bloodborne do Pinóquio"

Lies of P é o pacote completo para o fã de soulsborne. Os embates com chefes são altamente scriptados e desafiadores, o combate exigente, a exploração linear mas recompensadora e a história soturna. Nem mesmo a Blighttown, de Dark Souls, ficou de fora.

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Há uma nítida “check-list” de elementos adaptados que tem o intuito de injetar o jogador com verossimilhança. E é  um pecado o quanto essa inserção é rigorosa, indo além do propósito de inspiração e se colocando à mercê da comparação. 

A rigidez é tamanha que o desenvolvimento parece ter recorrido ao comportamento e padrões de golpes de alguns dos chefões mais conhecidos da From Software. Você deve ter notado o quanto o Vigia Enferrujado se assemelha a Margit, de Elden Ring – e ele não é o único exemplo.

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Ao delimitar uma régua de qualidade inflexível, contudo, a Neowiz escancara que, justamente, não é a mesma desenvolvedora de Bloodborne. 

Assim como é o caso de outros soulslike, Lies of P possui hitboxes bastante questionáveis, inimigos com pouca variedade de ataque, animações que se atropelam para responder à leitura de input e câmera que frequentemente se perde ao acompanhar o combate.

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Nos trechos de exploração que antecedem os embates de chefes, a variedade de inimigos deixa a desejar, servindo em maioria como "sacos de pancada"

A verdade é, em jogos como Dark Souls, há uma linha tênue entre recompensa e frustração. Devido suas limitações técnicas, a experiência de Lies of P é mais "finalmente acabou" e menos "que incrível, consegui!"

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Um jogo cheio de alma

Por mais que tenha seus pontos de desgaste, Lies of P está longe de ser uma geringonça enferrujada. O RPG de ação do Pinóquio é, na verdade, um jogo cheio de alma.

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A angulação inusitada cativa a atenção desde o anúncio em 2019. O game homenageia Carlo Collodi, que publicou As Aventuras de Pinóquio em 1882, com uma versão steampunk de Paris na época da Bélle Époque.

Evidência de quão brilhantemente essa temática é o charme intoxicante dos momentos de respiro em meio ao caos. 

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É o exemplo da cena que sucede o encontro com o Rei dos Títeres, em que a Rua Rosa Isabelle é inudada pela chuva e lágrimas das marionetes desconsoladas. O peso no ar é palpável.

Ou, senão, as visitas ao Grand Hotel Krat, que serve de hub do game. P aprende mais sobre a humanidade ao interagir com os inquilinos e ouvir faixas envolventes de discos de vinil como "Feel" e "Quixotic". Não é exagero dizer que ganhamos certa humanidade junto com o protagonista nestes momentos.

Coração pulsante deste mundo envolvente, a história se faz explícita e acessível, diferente de Bloodborne. Aqui são abordados questionamentos que perduram com o jogador, como a pergunta do que, exatamente, é a humanidade.

Outro mérito que torna Lies of P um excelente RPG de ação é seu polimento e surpreendente customização do combate. 

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As parafernalhas à disposição so Pinóquio robótico são as mais variadas, de uma coleção extensa de armas a braços legionários de diferentes atributos até árvore de habilidades  a forma dos Órgãos P. Há algo para cada tipo de jogador, por mais que o combate defensivo seja mais incentivado.

Também há melhorias de qualidade de vida em relação a Bloodborne, como o fato que as almas ("Ergo", no caso de Lies of P) podem ser resgatadas na porta do chefão, poupando os esforços de resgatá-las no meio do campo de batalha. Ou, se não, o fato que o menu de teleporte indica quando novas interações com NPCs estão disponíveis.

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É nos momentos que se projeta para fora da sombra da From Software que Lies of P mais brilha. No fim, por mais que haja problemas, o saldo é mais positivo do que negativo, ao ponto de gerar ansiedade para os próximos pronetos da Neowiz. Isso sem contar o possível DLC, claro.

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Lies of P está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. O jogo chegou ao Game Pass no lançamento. 


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Nota do crítico