Super Mario Bros. Wonder não é só maravilhas, mas é o Mario 2D que sonhamos

Uma celebração do legado Mario que caminha entre nostalgia e inovação

Por Coelho no Japão 18.10.2023 13H11

Quando falamos de jogos icônicos que marcaram época, Super Mario Bros. certamente está no topo da lista. No entanto, já se passaram quase 20 anos desde o último lançamento de um título verdadeiramente original em Mario 2D, e o New Super Mario estava começando a parecer Old.

Isso mudou com Super Mario Bros. Wonder.

Se você está se perguntando se esse jogo é tão divertido e acertado quanto parece, já adianto: sim! Esse é o Mario 2D impressionante que todos aguardavam!

Agora, prepare-se para a parte crucial desta análise: a Nintendo conseguiu, de fato, superar os clássicos, trazendo novamente à cena a magia do encanador mais querido do universo dos games.

Porém... sim, sempre há um "porém." Existem algumas questões e controvérsias que merecem destaque. Prepare-se para uma jornada por esse jogo que se destaca no legado da Nintendo.

Duração e Mundos

Super Mario Bros. Wonder é uma obra meticulosamente elaborada, mas é essencial destacar que o jogo difere das aventuras mais recentes do nosso encanador no Nintendo Switch. 

Enquanto jogos como Super Mario 3D World + Bowser's Fury oferecem mais de uma aventura e totalizam mais de 17 horas de jogo, assim como New Super Mario Bros. U Deluxe, que também traz duas jornadas e uma duração similar, Super Mario Bros. Wonder não conta com o benefício de ser um relançamento recheado de conteúdos extras. A aventura principal pode ser finalizada em cerca de 5 ou 6 horas.

Sim, pode soar curto para muitos, considerando as expectativas atuais para jogos. Super Mario Bros. Wonder nos leva ao vibrante Flower Kingdom, um domínio cheio de cores e diversidade, subdividido em sete zonas principais.

Historicamente falando, jogos como Super Mario Bros., no NES, se iniciaram com 8 mundos relativamente parecidos. Sequências como Super Mario Bros. 3 e Super Mario World trouxeram a ideia de mundos temáticos variados. Mais recentemente, jogos como Super Mario 3D World ampliaram esse padrão, proporcionando até 12 mundos, contando com bônus. E SuperMario Wonder está um pouco aquém nessa comparação.

Contudo, é evidente que quando falamos de duração, tudo depende do estilo de jogo de cada um. Se você é do tipo que prefere ir direto ao objetivo, acabará deixando passar muitas surpresas pelo caminho. Agora, para aqueles que se deliciam explorando cada canto e coletando todos os itens (lembrando daquela época em que queríamos todas as estrelas em "Super Mario 64"), estamos falando de cerca de 20 horas ou mais de jogo. O que já fica bem mais interessante né? Isso sem contar o fator multiplayer.

Multiplayer e Online

Super Mario Bros. Wonder oferece Multiplayer Local para até quatro jogadores. Se você já experimentou algum Mario 2D com quatro pessoas, deve se lembrar de como pode ser caótico dividir a tela, com todos se esbarrando, não é? 

Um grande avanço em Wonder é que agora os jogadores não se esbarram; eles podem passar uns pelos outros. Esse simples ajuste faz parecer que há muito mais espaço na tela, tornando a jogatina bem mais agradável para todos. Continua sendo um pouco caótico? Com certeza. Mas está bem mais divertido que antes.

A melhor parte é que Mario Wonder está cheio de funcionalidades online para ninguém se sentir isolado! Além de proporcionar a tradicional jogatina online para quatro amigos (e, esperamos, que sem os lags do Mario Maker 2), há uma opção para jogar online sozinho.

Nesse modo, enquanto você avança, consegue ver "sombras" de outros jogadores no mapa e nas fases. Já pensou em estar jogando e ver um colega explorando o mapa ao mesmo tempo? Ambos podem ajudar um ao outro: se uma sombra "morre", você pode revivê-la e vice-versa. E, se quiser interagir, há emojis para se comunicar e até a opção de doar itens aos outros. Ajudar sempre é bom, né?

Me lembrou um pouco de Journey, onde se joga solo, mas se sente a presença de outros jogadores no mesmo mundo que se ajudam.

Porém, existem detalhes a serem considerados. Não é possível criar uma sala para jogar apenas com um código. Para um multiplayer real, você precisa chamar amigos já adicionados no seu Switch. E, não, não há chat por voz.

Uma sala privada pode ter até 12 amigos, e eles podem se dividir em grupos de 4 para jogar juntos. Há a opção de mesclar jogo online e local, permitindo que dois jogadores num único Switch se conectem.

Outra interação divertida é a corrida entre os jogadores de uma mesma fase, valendo para quatro integrantes da sala privada. É uma competição de velocidade, com desafios, inimigos e até chefes, além de desafios para encontrar Sementes Fenomenais.

No geral, o modo multiplayer de Mario Wonder evoluiu muito em relação aos antigos títulos 2D. Acabaram-se os dias da bolha flutuante; agora, a jogatina é mais dinâmica e o clima cooperativo é bem mais leve e prazeroso. A Nintendo parece ter nos ouvido e entregou uma experiência mais amigável, que funciona muito bem no caos de muitos jogadores na tela.

Ainda existe aquela competição para conseguir a coroa. O Jogador com a maior pontuação fica com uma coroa na cabeça, e a câmera segue esse jogador… Então, sim, aquele amigo sacana ainda pode ser sacana e sair correndo na frente se estiver com a coroa.

Gameplay

A essência de Mario sempre esteve em aventura e surpresa, e Super Mario Bros. Wonder não decepciona nesse aspecto. Ao explorarmos o novo Reino Flor, encontramos uma mistura dos elementos clássicos que amamos com novidades tão impressionantes que, várias vezes, fiquei de queixo caído. No centro de tudo isso estão as Flores Fenomenais. Elas não são apenas itens para coletar — elas realmente mudam o jogo, provocando eventos imprevistos, como inimigos que crescem de tamanho ou até mesmo montarias mágicas em dragões.

Eu realmente não quero estragar as surpresas, mas a razão pela qual joguei tão rapidamente foi justamente pela curiosidade de descobrir a próxima fase e o próximo evento incrível proporcionado pelas Flores Fenomenais.  Eu prometo que, no momento que você encostar o dedo em um Nintendo Switch para jogar Super Mario Bros Wonder, você não vai querer soltar.

Isso é ainda mais verdadeiro se você estiver jogando no modo portátil do Nintendo Switch OLED. As cores vibrantes na tela OLED são simplesmente maravilhosas nesse jogo. E, se você estava preocupado com a duração da bateria, deixa eu contar uma coisa que muitas análises não vão mencionar: fiz o teste, e a bateria aguentou cerca de 5 horas de jogo contínuo. Isso mesmo, você pode jogar do começo ao fim sem ter que parar, se assim desejar.

Ao falar sobre o modo multiplayer, mencionei as Sementes Fenomenais. Essas são as substitutas das "Estrelinhas Verdes" que eram coletadas em Marios anteriores. Precisamos pegá-las de diversas maneiras para desbloquear novas fases no jogo. Conseguimos essas sementes tanto ao finalizar um efeito especial das flores quanto ao chegar em um mastro no fim de cada fase. Aqui, mora um pouco do desafio do game também. Além das sementes mais comuns, existem aquelas escondidas nos mapas, e você vai precisar ser sagaz para achá-las.

O universo do jogo é recheado de segredos e dá muitos motivos para revisitar fases, explorando mais do que apenas seguir direto para o castelo do vilão. Agora, existem caminhos alternativos e fases secretas que modificam o jeitão tradicional de avançar no jogo.

Para acessar muitos desses locais, você pode usar as insígnias, que são outra parte importantíssima de melhoria na gameplay. As insígnias dão diferentes habilidades aos personagens, e existem três tipos — a maioria dessas habilidades é adquirida por meio de desafios específicos em fases que destacam a insígnia e a utilidade dela.

As insígnias padrão potencializam os jogadores com habilidades como saltos mais altos, corridas aceleradas e até equipamentos como um hookshot ou paraglider. E, sim, você entendeu certo: um hookshot de planta no mundo do Mario! 

(Cadê meu Mario ao estilo Metroidvania, Nintendo? Mas... continuando.)

As insígnias azuis são auxiliares. Não exatamente potencializam o personagem, mas trazem certas facilidades: iniciar a fase já com um supercogumelo, evitar uma morte na lava ou destacar itens escondidos. São um "plus" para tornar a fase mais fácil para quem quiser.

E há, também, as insígnias brilhantes: poderosas, mas não tão simples de usar. Elas desafiam o jogador a completar fases com uma habilidade que é ao mesmo tempo boa e ruim, trazendo desafio extra. Uma dessas habilidades, por exemplo, torna você invisível, o que é ótimo para escapar de inimigos, mas um tanto desafiador para se movimentar pelo jogo, porque você simplesmente não enxerga o personagem.

O charme de Mario Wonder está nesse design de fases incrível combinado com as surpresas das Flores Fenomenais e a variedade que as insígnias trazem. Você sempre tem algo novo para experimentar e dificilmente vai se cansar! Sempre surgem novas insígnias, que abrem novas possibilidades, incentivando você a revisitar fases anteriores em busca de segredos.

(Peraí… Habilidades novas e backtracking? Nintendo, você meio que me deu meu Mario Metroidvania e eu nem percebi!)

Em Wonder, cada fase é uma preciosidade, seja pela introdução de um inimigo inédito ou pela mecânica inovadora trazida por uma Flor Fenomenal. Quer melhorar as habilidades ou facilitar uma fase? Há uma insígnia para isso. É por isso que o jogo pode ser um pouco mais desafiador, mas você tem como ajustar essa dificuldade com as insígnias.

Se isso ainda não é o bastante, a diversidade de personagens traz um sabor diferente a cada partida. Mario Wonder oferece muito mais personagens que o normal para jogar. Mario, Luigi, Peach, Daisy, Toad Azul, Toad Amarelo e Toadette todos são iguais e podem usar os potenciadores.

Os Yoshis de todas as cores não podem usar Potenciadores mas pulam super alto, flutuam no ar e não tomam dano. O Ledrão também não toma dano e transforma os potenciadores em dinheiro em vez de usá-los. Basicamente, os Yoshis e o Ledrão são o modo fácil do jogo.

E antes que alguém venha reclamar: os Yoshis não usam potenciadores, mas com tantos personagens jogáveis, quem quer ver um Yoshi transformado em elefante? É, eu também não!

Nem Tudo nas Flores são Mil Maravilhas

Mario Wonder, apesar dos méritos, peca em alguns pontos. Em termos de design gráfico, mesmo que tenha charme, não atinge o nível de inovação ou impacto visual de jogos icônicos da Nintendo, como Super Mario Bros. 3, no NES, ou Yoshi’s Island, no SNES, que eram o ápice dos consoles deles na época. Talvez isso fosse pedir demais, mas quando colocamos Wonder lado a lado com outros títulos que foram marcos nos consoles em que foram lançados, ele parece não oferecer a mesma surpresa estética, se é que você esperava isso.

Ainda assim, Wonder é absolutamente, lindo, expressivo e fluido! Passa longe de representar uma revolução, mas é extremamente bem trabalhado nas interações, seja por meio das rápidas telas de carregamento interativas ou das deliciosas transições de cena ou das engraçadas e inusitadas caras dos inimigos:

A animação, seja o charme nos passos do Mario ou a expressão hostil dos inimigos, é simplesmente estelar. E em um toque de genialidade, temos plantas falantes dubladas em português, tornando o jogo não apenas divertido, mas cômico de uma forma que só a Nintendo sabe fazer. Parte da diversão, inclusive, é essa, encontrar locais secretos nas fases com alguma flor tagarela pra fazer uma piada do tio do pavê.

Aliás, a tradução do jogo está impecável. Tanto eu quanto você sabemos que a Nintendo frequentemente comete deslizes quando se trata de localizar jogos para português e está avançando em um leeento ritmo. Dito isso, percebe-se claramente que essa localização contou com uma equipe brasileira colaborando diretamente com os criadores, tornando o idioma uma parte integral do desenvolvimento do jogo, com todas as intenções dos criadores lá da Nintendo Japão perfeitamente representadas em nosso idioma.

No entanto, musicalmente falando, a trilha sonora, embora competente, não se sobressai como uma das mais memoráveis do Nintendo Switch. Até o momento, não houve nem um tema sequer que grudou em minha mente como o "tu tu tu, turu tu tu" clássico.

Apesar das melodias não grudarem, não posso deixar de dizer que o Design Sonoro do game é fantástico. Talvez, o melhor da série, incluindo mesmo os jogos 3D. Os efeitos sonoros evoluíram significativamente. Cada personagem agora tem um som de salto único (que, inclusive, é importante para acessibilidade), e eles incorporaram instrumentos musicais aos efeitos sonoros. Você sabia que o jogo usa um ukulele elétrico feito de madeira Yezo para o som de salto do Mario?

Variações de som em circunstâncias diferentes, algo já tradicional na série, também são notáveis. A música, debaixo d’água, fica abafada, como esperado, mas Wonder vai além. Ao transformar o personagem em um elefante, o arranjo da faixa muda. Ao pegar algum outro power-up, o mesmo acontece. Recomendado fortemente jogar com som ligado para apreciar completamente.

Agora, se você quiser mesmo reclamar de algo na parte sonora, tem de ser a ausência de um tema que grude na mente. Aliás, não se preocupe, o novo barulho dos pulos e as flores tagarelas não enjoam com o tempo.

Se você esperava uma revolução em termos de história, sinto lhe decepcionar, mas a jogabilidade segue a fórmula clássica, remanescente da estrutura tradicional de Super Mario Bros., em que o jogador avança por fases, coleta itens, enfrenta chefões e segue até o desafio final. Há tentativas de inovação, como um hub central que conecta todos os mapas, mas isso não altera de forma significativa a experiência geral do jogo.

Além da narrativa principal, o jogo proporciona uma série de fases extras, os "passatempos" (que são como minigames), aumentando a profundidade do conteúdo. Os jogadores têm o desafio de alcançar o pico de cada fase, colecionar moedas especiais, descobrir itens raros e explorar rotas ocultas. A dificuldade, por sua vez, varia e é representada por um sistema de classificação por estrelas. Contudo, não dá pra confiar muito nessa classificação. Algumas fases nível 5 estrelas me pareceram fáceis enquanto que outras de nível 2 estrelas pareciam mais difíceis. Isso vai variar de jogador para jogador.

Mario Wonder, no geral, é um jogo mais desafiador do que os anteriores, mas com os diferentes personagens para selecionar e as insígnias que você pode equipar, o jogo se torna tão fácil ou tão difícil quanto você desejar. O verdadeiro desafio está nos segredos e desafios adicionais espalhados pelo jogo.

Conclusão

Mario Wonder, com a estética encantadora e a jogabilidade super fluida, não alcançou aquela inovação que muitos esperam de um novo Mario. O design visual, mesmo que cativante, não trouxe aquele ar de inovação que alguns títulos passados nos ofereceram. 

A trilha sonora, apesar de bem executada, carece daquelas melodias icônicas que grudam em nossa mente. E a jogabilidade, com forte inspiração no clássico Super Mario Bros., pode parecer um pouco familiar demais para os veteranos. Questões sobre a duração e a progressão do jogo, juntamente com a variabilidade de dificuldade, certamente dividirão opiniões.

No entanto, minha experiência com Mario Wonder foi realmente maravilhosa. É fácil deixar de lado essas ressalvas quando o jogo é tão envolvente a ponto de me fazer sorrir por horas a fio.

Super Mario Bros. Wonder, sem dúvida, tem um charme especial, garantindo momentos de alegria e mantendo vivo o legado da franquia. Perfeito? Talvez não. Mas o que posso assegurar é que Mario nunca deixa de se reinventar, surpreender e encantar. E isso só amplia a admiração dos fãs.

Super Mario Bros. Wonder se destaca como um título que mescla nostalgia com toques inovadores, levando os jogadores ao vibrante Reino Flor, composto por sete regiões únicas. A Nintendo, leal à própria essência, une a aventura tradicional de Mario com surpresas dinâmicas, como a Flor Fenomenal, que transforma o gameplay imprevisivelmente, e apresenta inovações como o Mario Elefante. 

A localização está impecável, e o humor da série permanece intacto. Senti falta, sim, de mais inovações visuais e sonoras, mas não me entediei nem por um segundo sequer com a jogabilidade. O modo multiplayer, seja local ou online, garante horas de diversão coletiva de qualidade.

Super Mario Bros. Wonder não é só um jogo. É uma celebração de tudo que torna Mario… bom, Mario. E, com mais esse jogo, a Nintendo reafirma o motivo pelo qual é referência em experiência de jogo.


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Nota do crítico