Review: Pikmin 4 é um dos melhores jogos do Switch

O retorno triunfal da franquia

Por Helena Nogueira 19.07.2023 10H00

De fato, o momento é de florescimento para Pikmin. Em desenvolvimento há pelo menos sete anos, Pikmin 4 corresponde não apenas ao jogo mais agradável da franquia, como o mais surpreendente. A experiência final se classifica entre os melhores títulos do Nintendo Switch

A jogabilidade dinâmica proporcionada pelos novos recursos de qualidade de vida garante que o jogador leve à risca a arte “Dandori” –  como o game ressalta diversas vezes, a habilidade de “organizar tarefas de forma estratégica para trabalhar com a maior eficiência possível”.

Nintendo

Por mais que reserve desafios que devem surpreender até mesmo os veteranos, Pikmin 4 demonstra preocupação em acolher e agradar um grande público de jogadores. Esse zelo chega, sim, a ser sufocante em certos momentos, mas não o suficiente para ofuscar este que é o retorno triunfal da série. 

Desafios

Nintendo

Durante o período de análise, o grande destaque da experiência foi descobrir os incríveis desafios que Pikmin 4 reserva. Escondidos em cavernas, expedições noturnas e desafios Dandori estão as missões e batalhas mais difíceis e satisfatórias da franquia. 

É curioso perceber que o desenvolvimento optou por construir a dificuldade de forma “orgânica”, a começar que não há modos de dificuldade em Pikmin 4 – ao menos, no jogo base. Diferente de Pikmin 3 Deluxe, não há um nível de dificuldade “Ultra-Spicy” desbloqueável ao fim do game.

Nintendo

Por mais que cause estranhamento, a escolha se justifica por ser tecida na própria experiência. Os maiores desafios são segredos ocultos: caso seja curioso e dedicado o suficiente, as provas de fogo estarão aguardando o jogador. Se não, é tranquilamente possível completar a campanha sem esses trechos. 

Esse aspecto se comprova nas expedições noturnas. Disponíveis como um novo modo de jogo separado, as primeiras expedições à noite não requerem muito esforço. Porém, quanto mais cenários desbloquear, maior é o drama e o caos destas missões de defesa de torre. 

Nintendo

Para a alegria dos veteranos da franquia, é possível alcançar um nível de dificuldade ainda maior ao abrir mão de ferramentas como o ataque carregado dos Pikmin Pirilampos.

Contudo, há uma exceção para essa “liberdade de personalização” da experiência: um trecho específico da campanha oferece dificuldade exponencial, chegando a ser alarmante para os novatos ou crianças que tiveram uma experiência tranquila até então. 

Nintendo

Aqui, os modos de dificuldade faz falta, pois a única alternativa disponível é recorrer à “ajuda” do patrulheiro Din – que, basicamente, completa a batalha ou desafio automaticamente sem qualquer envolvimento do jogador. Uma solução desnecessariamente radical. 

Um aspecto que ainda deixa a desejar, porém, é a inteligência artificial dos Pikmin. Por mais que tenha avançado exponencialmente em relação à era do GameCube, a inteligência dos pequenos companheiros “engasgou” mais de uma vez, deixando os Pikmin zanzando sem fim em torno de objetos a serem carregados. Ainda sim, é uma exceção à regra.  

Facilitadores

Nintendo

Foram-se os tempos em que os controles de Pikmin eram intrincados e frustrantes: a experiência nunca foi tão agradável quanto no quarto game. Uma das adições de qualidade de vida mais notáveis é Otchin, o “salvacão” que desempenha o papel tanto de montaria quanto de capitão e Pikmin. 

O destaque fica para a verticalidade que Otchin proporciona à exploração. Logo no segundo dia de aventura, o salvacão desbloqueia a habilidade de saltar – sim, Pikmin agora tem trechos plataforma, por assim dizer. 

Nintendo

A verticalidade já era uma realidade em Pikmin 3, em que atirar outros exploradores possibilitava alcançar áreas elevadas. Ainda sim, os cenários nunca tiveram tantas camadas quanto em Pikmin 4. A aplicação desta novidade é tão orgânica que chega a ser estranho retornar aos títulos antigos e encontrar cenários planos. 

Outro facilitador prático é a habilidade de retroceder no tempo. A ferramenta é opcional e, por isso, não interfere na dificuldade da experiência, servindo para garantir uma chance de consertar erros drásticos como a morte de muitos Pikmin. É um recurso bastante útil que virá a calhar nos desafios mais difíceis do jogo.

Nintendo

E o que falar dos itens? São tantos que provavelmente você não fará uso de todos, o que abre margem para cada jogador ter uma jogatina completamente diferente. Em especial, o item que se mostrou mais prático é a sirene que chama Pikmin inativos até o capitão, dispensando longas caminhadas de volta à base.  

Equipamentos de uso comum como o drone explorador, a pedra-bomba e o vaporizador super-picante podem ser equipados nos atalhos de acesso rápido do D-pad, que o jogador pode personalizar à vontade. 

Nintendo

De fato, é nítido o esforço de Pikmin 4 em proporcionar a jogatina mais confortável possível. É uma pena apenas que essa assistência chega à níveis insuportáveis com as intervenções da Brigada de Resgate. 

Caixas de diálogo são uma constante no game, o que resulta em conselhos desnecessariamente frequentes. “Você já colheu as mudas de Pikmin?”, “por que não tenta explodir esse inimigo?” e outras falas de Collin e Shepherd são totalmente dispensáveis mesmo para os jogadores novatos. É notável a ausência da opção de desativar esses conselhos. 

Nintendo

Pikmin em português

Pela primeira vez na franquia, Pikmin 4 está disponível com localização para o português do Brasil. Mais uma vez, o trabalho nesta área teve sucesso em manter a doçura e magia do jogo, garantindo boas risadas em traduções que ressoam com o público. 

Nintendo

Em especial, a interação com os sobreviventes é totalmente hilária na tradução para o português. Não apenas os diálogos escondem coloquialismos e gírias atuais, como alfuns nomes de NPCs são bastante bem-humorados. 

É o caso de “Keixon”, um personagem que não tem queixo. Ou senão de “Pitibu”, uma moça que, bem, tem traços que lembram a raça de cães.  

Nintendo

A localização privilegia crianças brasileiras, que que encontrarão diversão em Pikmin 4. Nesse quesito, o modo cooperativo funciona bem para aqueles que querem jogar com os filhos, visto que se restringe a um ponteiro na tela que pouco interfere na jogatina. Ainda sim, o co-op deixa bastante a desejar quando comparado com a tela dividida de Pikmin 3. 

Como nos jogos anteriores, a narrativa não é um foco em Pikmin 4. Mesmo assim, é adorável a jornada da Brigada de Resgate. Especialmente quando o resultado dos esforços se concretiza em um número cada vez maior de pessoas resgatadas.

Nintendo

A história desponta como a mais longa da série: são cerca de 20h a 25h para completar a campanha, que está repleta de easter eggs e elementos de jogos anteriores. Digamos que há uma surpresa inesperada escondida em uma missão secundária do jogo, capaz de fazer os olhos dos fãs de longa data brilharem. Não entraremos em detalhes para evitar spoilers.  

Este é o primeiro jogo em que o protagonista é, de fato, o jogador, o que proporciona um envolvimento muito mais profundo no mundo e na trama. É uma pena, sendo assim, que o criador de personagens seja tão limitado. A quantidade de opções de customização deixa muito a desejar. 

Nintendo

Mais ainda, sabendo do propósito do jogo de angariar novos jogadores, nota-se a ausência de opções de acessibilidade – uma infeliz constante dos lançamentos da Nintendo.

Quem deve jogar?

Nintendo

Pikmin 4 não apenas é a evolução da fórmula criada por Shigeru Miyamoto, como um jogo surpreendentemente versátil. Seja um fã hardcore da franquia ou um novato, esta é uma aventura que reserva algo para todos. Acima de tudo, aqueles que gostam de jogos de estratégia facilmente serão conquistados pelo game.  

O novo Pikmin é um dos títulos mais bem polidos do Switch, oferecendo desempenho que tira o máximo do poder gráfico do console híbrido. São raras as quedas de taxas de quadros e espasmos dos personagens e, somados aos cenários detalhados, cores vibrantes e trilha sonora minimalista, a experiência é nada menos do que elegante.

Nintendo

Com sorte, essa franquia charmosa enfim encontrará o seu lugar ao sol com Pikmin 4. 

Nintendo

LEIA MAIS

Pikmin 4 chega nesta sexta-feira (21) ao Nintendo Switch. O jogo estará disponível em português do Brasil.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

Nota do crítico