Alone in the Dark: Gameplay mostra atmosfera sombria do novo jogo

Jogamos a demo prequel durante a Gamescom 2022

Por Carol Costa 08.09.2022 18H05

O recém-anunciado novo jogo de Alone in the Dark foi um dos destaques no showfloor da Gamescom 2022. Responsável pela distribuição do título, a THQ Nordic apresentou uma demo aos jogadores presentes no evento em que revelou a atmosfera bizarra do novo game da clássica franquia.

Pieces Interactive, da Suécia, é o estúdio por trás do novo Alone in the Dark. A empresa não apresenta outros jogos do gênero survival horror no portfólio, mas conta com Mikael Hedberg (Amnesia e Soma) no comando do desenvolvimento e do roteiro do game. De acordo com o estúdio, esse game não é um remake ou um reboot, mas, sim, uma homenagem à série clássica, que surgiu em 1992.

No novo Alone in the Dark, a história começa com o detetive Edward Carnby sendo contratado por Emily Hartwood para investigar o suicídio misterioso do tio dela, Jeremy Hartwood, que mora na sombria e isolada mansão Derceto — onde a dupla descobre que há muitas forças sobrenaturais por trás dessa morte.

A demo, que esteve disponível para o público da Gamescom, não era, exatamente, um trecho do jogo, mas, sim, um playable teaser que serve de prequel para a história. Acompanhamos os minutos que antecedem os acontecimentos na mansão no comando de Grace Saunders, a garotinha ruiva que conhecemos no spin-off Jack in the Dark e, depois, em Alone in the Dark 2.

É aterrorizante (no melhor sentido) voltar à mansão Derceto, que agora inclui novas opções de exploração, novas salas e novas interações. Grace encontra Jeremy visivelmente abalado no escritório, muito eufórico, dizendo que precisa mandar uma carta para a sobrinha, Emily. Ele diz coisas sem muito sentido para a garotinha, fala sobre uma suposta perseguição e mostra estar totalmente fora de si.

Grace, então, pega a carta que planeja enviar para Emily, mas basta ela virar as costas por alguns segundos para que Jeremy desapareça. O breve trecho de gameplay me leva por uma sala que se estende até o porão. Esse cômodo está cheio de estátuas e esculturas, como já nos acostumamos em outros jogos do gênero.

Enquanto caminho, vejo a tela piscar por meio segundo para dar lugar a um cenário já todo corrompido por uma energia sobrenatural hostil. A sala, até então iluminada, torna-se um cenário digno do mundo invertido de Stranger Things — escura, com muita poeira e tomada por energias estranhas. As estátuas já estão em posições diferentes das que eu havia encontrado e preciso me esgueirar entre elas para chegar até a escada que leva ao andar inferior.

O fim da escada está inundado por uma água pantanosa e percebo, então, os primeiros vislumbres dos monstros desenhados por Guy Davis, que trabalha diretamente com Guillermo Del Toro — o que me deixa bem otimista a respeito das criaturas aterrorizantes que encontraremos pelo caminho. Eles se arrastam pela água e fazem barulhos que causam um frio na espinha, mas, curiosamente, Grace nem parece se importar. Ela segue como se já estivesse super acostumada aos "bichinhos".

Grace atravessa o local e escapa por pouco de uma dessas criaturas: uma espécie de lagarto amórfico, muito grotesco, que emerge da água e se arrasta pela beira na direção de Grace. Ela escapa para uma sala, mas logo vejo garras surgirem do escuro prontas para agarrar a garotinha distraída.

A demo termina antes do abate. Uma breve "cena pós-créditos" mostra Emily e Edward chegando à estranha mansão, no que seria o início do que jogamos no primeiro Alone in the Dark.

Por se tratar de um trecho curto de gameplay, que inclui um único botão de interação e não fará parte do jogo final, é inviável analisar, a partir disso, se o novo Alone in the Dark vai atualizar de forma digna o game em termos de mecânicas ou em quais pontos da narrativa a história vai se basear. Entretanto, se o game mantiver a essência sombria e perturbadora da demo, há potencial para um novo e bem-vindo capítulo da série. Resta torcer para que o estúdio Pieces Interactive traga um jogo que faça jus ao clássico do terror nos jogos.

O novo Alone in the Dark ainda não tem data de lançamento e plataformas anunciadas.