Electronic Entertainment Expo (ou só E3) sempre foi o palco dos principais anúncios da indústria. Sejam jogos de PlayStation, Xbox, Nintendo ou PC, o evento costuma ser marcado por notícias bombásticas.

Contudo, até mesmo jogos anunciados na E3 podem ser cancelados. Portanto, na lista abaixo, o The Enemy fala sobre dez jogos que nasceram e morreram no evento. 

Eight Days (E3 2006)

Eight Days foi cancelado em 2009.

Há exatos 15 anos, Eight Days foi anunciado durante uma conferência da PlayStation na E3 2006. O jogo prometia perseguições em alta velocidade, tiroteios insanos e trazia um trailer muito bem editado para a época, que dava um charme especial para o projeto.

Dois anos depois do anúncio oficial, em 2008, o game foi cancelado. Reportagens da época indicavam que a Sony pretendia investir mais em jogos exclusivos cujo potencial parecia maior. Como você deve se lembrar, o período de lançamento do PS3 não era, necessariamente, o mais feliz na história da empresa. Então, quanto menos riscos, melhor.

Em 2009, a Sony confirmou que o desenvolvimento de Eight Days havia sido temporariamente interrompido. Posteriormente, entretanto, um ex-funcionário da SIE London Studio, então responsável pelo projeto, chegou a indicar que o jogo foi, sim, cancelado.

Tantos anos após o anúncio, parece que o cancelamento era real.

Project H.A.M.M.E.R. (E3 2006)

Project H.A.M.M.E.R. foi cancelado em 2009.

Também em 2006, a Nintendo anunciou um exclusivo de Wii chamado Project H.A.M.M.E.R., que chamou a atenção de jogadores do mundo inteiro. Como o título indica, o protagonista poderia usar um martelo nessa nova aventura para enfrentar hordas de inimigos no maior estilo beat 'em up.

No ano seguinte ao anúncio, também durante uma E3, a Nintendo confirmou que o desenvolvimento havia sido temporariamente interrompido. Contudo, reportagens de 2009 indicavam que o cancelamento era irreversível. Eventualmente, o cancelamento foi confirmado.

De acordo com desenvolvedores que participaram do projeto, uma das principais razões para o cancelamento de Project H.A.M.M.E.R. foi o Wii Remote, que acabou não funcionando tão bem para simular a martelada. Pelo menos, não tanto quanto eles gostariam.

Resident Evil Portable (E3 2009)

Resident Evil Portable nunca foi lançado.

A história de Resident Evil em dispositivos portáteis não começou muito bem. Resident Evil Gaiden, lançado em 2001 para Game Boy Color, talvez seja um dos principais exemplos quando falamos em fracassos da franquia da Capcom em termos de crítica.

Durante a E3 2009, um jogo chamado Resident Evil Portable foi anunciado para PSP. No entanto, nunca mais se ouviu falar a respeito. Considerando que Sony e Capcom dificilmente seguiriam em frente com um lançamento para PSP tantos anos depois, resta ao título viver na memória dos fãs, que podem imaginar como teria sido.

Felizmente, o jogo mais recente da série a ser lançado em um console portátil foi Resident Evil: Revelations, que soube se aproveitar bem das ferramentas disponíveis no Nintendo 3DS. Se você ainda não teve a chance de jogar, saiba que o game está disponível também para PS4, Xbox One e PC atualmente.

Brothers in Arms: Furious 4 (E3 2009)

Brothers in Arms: Furious 4 era mais um jogo situado na segunda guerra.

Quatro personagens inéditos seguem juntos por uma rota fictícia na Alemanha para encontrar e eliminar Hitler. Essa era a premissa do cancelado Brothers in Arms: Furious 4, que estava em desenvolvimento pela Gearbox Software e seria distribuído pela Ubisoft.

Embora o game tenha sido cancelado em 2015, algumas das mecânicas que seriam implementadas nele acabaram sendo aproveitadas no jogo multiplayer Battleborn, que passou longe de ser unanimidade tanto entre críticos quanto jogadores.

Originalmente, Furious 4 seria lançado no primeiro semestre de 2012. Contudo, a Ubisoft abandonou a marca em maio de 2012. Reações iniciais ao game não foram muito positivos, o que fez com que mudassem completamente o escopo do projeto. No entanto, o cancelamento foi inevitável.

BioShock Vita (E3 2011)

Por pouco não tivemos BioShock para PS Vita.

Consoles portáteis da PlayStation voltam a ser destaque na nossa lista. O motivo, inclusive, tem um nome bem direto: BioShock Vita. É exatamente isso. Um jogo da série para PlayStation Vita que, surpreendentemente, não seria tão parecido nem com os dois primeiros e nem com Infinite. Ou seja, não havia como saber o que esperar.

Em abril de 2012, a Irrational Games estava completamente focada no desenvolvimento de Infinite, o que fez BioShock Vita ser deixado de lado. Muito tempo se passou sem que novidades fossem divulgadas e a atenção das pessoas, evidentemente, estava direcionada ao novo e ambicioso Infinite, que acabou se tornando um sucesso.

A confirmação do cancelamento nunca foi oficializada. Contudo, novamente, é difícil imaginar que as empresas envolvidas tenham interesse em lançar o game para o último console portátil da Sony. Apenas esqueça e jogue os demais títulos da franquia.

Warrior's Lair (E3 2011)

Warrior's Lair era uma espécie de Diablo.

Mais um jogo que seria lançado para PlayStation Vita (e PlayStation 3, no caso) acabou sendo cancelado, apesar de parece promissor: Warrior's Lair. Embora RPGs de ação situados no período medieval não sejam tão raros, Warrior's Lair tinha um quê de Diablo bastante charmoso.

A ideia original era de que jogadores pudessem seguir com o progresso entre as duas plataformas, simulando o processo híbrido que ocorre hoje com o Switch, mas por meios totalmente digitais. Na época, muitos jogos vendiam esse conceito como algo incrível.

O cancelamento definitivo de Warrior's Lair ocorreu em 2013. Os motivos exator nunca foram revelados, mas podemos imaginar que seja o de sempre: o jogo não alcançou o nível de qualidade esperado pelos desenvolvedores ou pela distribuidora.

Star Wars: 1313 (E3 2012)

Star Wars: 1313 foi cancelado após a Disney comprar a LucasFilm.

A história de Star Wars nos games é longa e envolve tanto grandes sucessos (Knights of the Old Republic) quanto fracassos retumbantes (Kinect Star Wars). Na E3 2012, jogadores conheceram mais um título cujo potencial parecia razoavelmente alto, mas nunca saberemos quão bom seria o jogo final.

Star Wars: 1313 seria protagonizado por Boba Fett, que mataria o personagem controlado pelo jogador logo no início do game e, desse momento em diante, se tornaria o principal da história. Focado em aventura, pense no jogo como uma espécie de Uncharted situado no universo de Star Wars.

Desenvolvido pela LucasArts, Star Wars: 1313 acabou sendo cancelado após a aquisição da LucasFilm pela Disney. Os anos seguintes não seriam os mais fácil para jogos inspirados na famosa saga que conquistou milhões de fãs no mundo inteiro.

Scalebound (E3 2014)

Scalebound era esperado por milhares de pessoas.

Dirigido por Hideki Kamiya, de Bayonetta e Devil May Cry, Scalebound foi anunciado durante uma conferência da Microsoft, em 2014, mas ficou marcado por problemas de desenvolvimento — incluindo tanto questões internas quanto no relacionamento entre PlatinumGames e Microsoft.

Protagonizado por Drew, Scalebound era um RPG de ação em terceira pessoa no qual jogadores poderiam até mesmo comandar um dragão chamado Thuban para ajudar durante as batalhas. Unidos profundamente, a morte de um dos dois levaria à morte do outro.

A ideia era promissora, o estúdio era confiável; parecia que o sucesso estava garantido. No entanto, o game foi cancelado em janeiro de 2017. Pelo menos, há um pouco de esperança para quem ainda sonha com o game: os desenvolvedores da Platinum gostariam de terminar o projeto.

Fable Legends (E3 2014)

Fable Legends foi cancelado, mas há um novo Fable a caminho.

Os fãs de RPG foram iludidos mais de uma vez em 2014. Afinal, Fable Legends, cujo primeiro gaemplay foi divulgado durante a E3 daquele ano, também havia sido anunciado naquele mesmo ano, mas acabou sendo cancelado em março de 2016. Pelo menos existe um novo jogo de Fable em desenvolvimento, embora pouco se saiba a respeito.

Existiam pelo menos dois modos em Fable Legends: a história single-player e o multiplayer de quatro heróis contra um vilão (no maior estilo Dead by Daylight mesmo). Talvez a ideia pareça batida hoje em dia, mas podia ter funcionado na época. Vai saber?

Apesar do jogo ter sido cancelado, houve um período de beta relativamente extenso durante o qual muitos jogadores fizeram compras in-game. Após o cancelamento, os jogadores foram todos ressarcidos.

ION (E3 2015)

ION seria um MMO espacial.

Um MMO situado em uma estação espacial. Você se lembra de ION? Bom, talvez não. Contudo, na época em que foi anunciado, o jogo até gerou certa animação entre potenciais jogadores. Isso, em grande parte, se deve ao fato do criador, Dean Hall, ter prometido algo ambicioso em um nível absurdo.

No final das contas, era realmente algo inviável. Os estúdios RocketWerkz e Improbable até chegaram a trabalhar juntos no game por algum tempo, mas deixaram o projeto de lado. Não há muitas informações a respeito da razão para o cancelamento — apenas aconteceu.

Considerando que nem é um anúncio tão antigo assim, pode ser que o jogo volte a ser desenvolvido em algum momento, apesar de desenvolvedores já terem dito que não pretendem retomar o projeto. Ou seja, melhor não ter esperanças.