Na maior notícia da indústria de games de 1981, a Atari anunciou nesta quinta (23) a compra da marca e biblioteca de jogos do Intellivision.

Décadas atrás, as duas empresas – ou, melhor dizendo, uma empresa e uma marca com esses mesmos nomes – protagonizaram a primeira guerra de consoles de todos os tempos, muito antes de Nintendo contra Sega e Sony contra Microsoft.

"Unir Atari e Intellivision depois de 45 anos encerra a guerra de consoles mais longa da história", disse Mike Misa, chefe de estúdio do Digital Eclipse, responsável pelo jogo-documentário Atari 50 (e agora subsidiária da Atari).

Vale notar que a Atari não adquiriu a empresa Intellivision Entertainment LLC., que deverá mudar de nome em breve. Porém, ela ainda deve continuar fazendo seu próprio console, o Amico.

É importante notar que nem a Atari nem a Intellivision são as mesmas dos anos 70 e 80. A Atari atual é a Infogrames, uma empresa francesa que, durante as décadas, adquiriu as diferentes marcas e subsidiárias da Atari original.

Já o Intellivision era originalmente uma divisão da Mattel que virou sua própria empresa em 1984, e que fechou em 1990. Décadas depois, Tommy Tallarico, do Video Games Live (e várias declarações questionáveis e possivelmente mentirosas) adquiriu os direitos de nome do Intellivision para criar o Amico.

As coisas tem se complicado desde então.

De qualquer forma, a Atari já está vendendo camisetas do Intellivision.