O painel "Game+AV: Explorando a Evolução do Storytelling Visual" discutiu a importância da narrativa visual na indústria de games e os recentes avanços em mídias cross-platform.

Palestrantes da Rio2C.

Da esquerda para a direita: Diego Martinez e Manuelle Pires.

Palestrantes como Diego Martinez, gerente geral da Riot Games no Brasil, e Manuelle Pires, gerente de parcerias no YouTube Gaming, abordaram o passado, presente e futuro do audiovisual na indústria de games.

Desde a origem, a indústria de games vem explorando o potencial da narrativa visual para criar experiências envolventes e emocionantes. Exemplos recentes incluem animações originais como Arcane, séries de ficção como Players e filmes e séries baseados em jogos populares, como Assassin's Creed, "Resident Evil" e The Last of Us.

Essas produções destacam a crescente interação entre a indústria de games e outras formas de entretenimento.

Diego Martinez citou o exemplo da Riot Games, que expandiu as próprias atividades para incluir música, animação e conteúdo audiovisual. "Era natural que as pessoas buscassem outras maneiras de continuar falando do jogo enquanto elas não jogavam", explicou.

A Riot Games, assim como outras desenvolvedoras, vê o potencial do audiovisual como uma forma de expandir o alcance de seus jogos e criar experiências cada vez mais ricas e envolventes.

Manuelle Pires destacou a importância da parceria entre publishers e criadores de conteúdo. "O criador é fundamental para as publishers, mas a publisher também é fundamental para ele", afirmou.

Essa relação simbiótica contribui para o crescimento do mercado de criação de conteúdo, que não mostra sinais de estagnação. Pires mencionou que, só no Brasil, existem mais de 3 milhões de canais de games no YouTube.

A migração do ambiente digital dos games para produções mais tradicionais, como séries e filmes, é um processo natural, segundo os palestrantes.

Diego Martinez enfatizou a importância de entregar produtos de qualidade para atender às expectativas da audiência. Manuelle Pires destacou o impacto positivo que lançamentos como Arcane têm no engajamento do público no YouTube.

Sobre o futuro do storytelling envolvendo games, especificamente, Diego Martinez apontou a importância de criar conteúdo local e explorar diferentes formatos e plataformas. Manuelle Pires reforçou a necessidade de os criadores de conteúdo se adaptarem às demandas de sua audiência e buscarem formas de se conectar ainda mais com ela.

O painel mostrou que a colaboração entre publishers, criadores de conteúdo e plataformas de vídeo desempenha um papel fundamental no crescimento desse mercado e no desenvolvimento de novas formas de entretenimento.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!