O Switch segue com ótimas vendas mesmo em seu sexto ano de vida. Em relatório fiscal divulgado nesta terça-feira (7), a Nintendo anunciou que o console híbrido ultrapassou 132 milhões de unidades vendidas. Números atualizados de software também foram divulgados, revelando boa performance de Zelda Tears of the Kingdom.

No terceiro trimestre de 2023, as vendas totais do Switch cresceram 2,4% em comparativo ano-a-ano, lideradas pelo modelo OLED – o que evidencia demanda pela atualização de hardware (via Eurogamer). 

Foto de estátua do Link na loja da Nintendo em Tóquio, no Japão
Nintendo

Com o novo parâmetro comercial, o Switch se aproxima das vendas do Nintendo DS – que permanece o segundo console mais vendido da história, com cerca de 154 milhões de unidades. 

Em conferência após a publicação do relatório, Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, comemorou dizendo que "o Switch é diferente de hardwares passados", visto que " tem a habilidade de alavancar diferentes tipos de novas demandas" (via Bloomberg). 

Imagem do Nintendo Switch OLED
Nintendo

Perguntado sobre o sucessor do Switch e os rumores do lançamento em 2024, Furukawa se recusou a comentar.

Software

Imagem de Zelda Tears of the Kingdom
Nintendo

Assim como no caso de hardware, as vendas de software seguem expressivas para a Nintendo. 

O grande título da empresa este ano, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, alcançou 19,5 milhões de cópias comercializadas, comprovando-se um sucesso de vendas. Ainda há uma distância notável, contudo, em relação ao antecessor, Breath of the Wild, que soma 31 milhões de cópias. 

Imagem de Pikmin 4
Nintendo

O relatório também destaca o aumento das vendas de jogos do Mario com o sucesso do filme da Universal lançado em março deste ano. Mario Kart 8 Deluxe, o mais vendido do Switch, e a expansão Booster Course Pass venderam, juntos, 3,22 milhões de unidades apenas neste ano fiscal. 

Por fim, foram revelados os números de Pikmin 4 que, confirmando expectativas, desponta como o mais vendido da franquia. O novo game vendeu 2,61 milhões de cópias, sendo que 1.36 milhões pertencem ao Japão – confirmando o favoritismo pela franquia no país asiático. 

Top 10 jogos mais vendidos do Switch

Imagem de Mario Kart 8 Deluxe
Nintendo

Mesmo com os novos dados, o top 10 de software do Switch se mantém essencialmente com a mesma formação. A vendas continuam lideradas, além disso, pelo formato digital, com 50.2% do total (via NintendoLife). 

  1. Mario Kart 8 Deluxe - 57,01 milhões
  2. Animal Crossing: New Horizons - 43,38 milhões
  3. Super Smash Bros. Ultimate - 32,44 milhões
  4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild - 31,15 milhões
  5. Super Mario Odyssey - 26,95 milhões
  6. Pokémon Sword e Shield - 26,02 milhões
  7. Pokémon Scarlet and Violet - 23,23milhões
  8. Super Mario Party - 19,66 milhões
  9. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom - 19,50 milhões
  10. New Super Mario Bros. U Deluxe - 16,70 milhões

LEIA MAIS

Por fim, o relatório informa que o faturamento líquido da Nintendo cresceu em 21,2% na primeira metade do ano fiscal, um montante correspondente a 796,2 bilhões de yen. O lucro de operação viu aumento de 27%, totalizando 279,9 bilhões de yen.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

extras/capas/zelda_tears_of_the_kingdom_boxart.jpg
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
Ver review
  • Lançamento

    12.05.2023

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Censura

    12 anos

  • Gênero

    Ação, aventura

  • Plataformas

    Nintendo Switch