A Microsoft abrirá uma loja para jogos mobile, conforme revelado pela presidente Sarah Bond em um evento da Bloomberg. A plataforma estará tanto no Android quanto iOS, e tem chegada prevista para julho. Provavelmente, a loja terá um catálogo parrudo com o portfólio da Activision Blizzard, dona de gigantes como Candy Crush Saga.

A movimentação é condizente com o que Phil Spencer disse à época da compra da Activision: o repertório de jogos mobile da empresa era uma das motivações maiores por trás da compra. Em um podcast do The Verge, ainda em 2022, ele afirmou que o modelo de negócios de Xbox sofreria sérias dificuldades se continuasse irrelevante no mobile.

Dentro desse guarda-chuva da Microsoft está a King, dona do clássico Candy Crush, e, claro Call of Duty Mobile — ambos títulos que certamente estão em posições altas na lista de jogos mais jogados do mundo. Há ainda Diablo Immortal, que também possui versão para Android e iOS.

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Em um contexto maior, essa empreitada só é possível por conta da briga comprada pela Epic Games anos atrás. Defendendo a monetização justa em plataformas do Google e Apple, a empresa se envolveu em uma batalha judicial extensa, mas que rendeu frutos como a não-exclusividade da App Store em dispositivos iOS.

Inclusive, a Epic foi o primeiro grande nome a anunciar que levaria sua loja para celulares e tablets. A Epic Games Store já foi anunciada para mobile, mas ainda não tem data de lançamento.